A IV Oficina do Observatório Nacional de Saúde Mental e Trabalho, realizada entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025 na Escola de Enfermagem da UFBA, teve como tema central as “Proposições para a consolidação de políticas públicas e avanços no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O evento reuniu pesquisadores, profissionais de saúde, gestores públicos e representantes de movimentos sociais, promovendo um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de propostas.

A programação incluiu conferências magnas, mesas-redondas, painéis de experiências, oficinas temáticas e apresentações culturais. Entre os destaques, estiveram as discussões sobre políticas de saúde mental e trabalho, vigilância popular e controle social, e mudanças climáticas e seus impactos na saúde dos trabalhadores.

As oficinas foram organizadas em quatro eixos:

  1. Pesquisas em saúde mental e trabalho;
  2. Formação para atuação no SUS;
  3. Linhas de cuidado em saúde mental para trabalhadores;
  4. Eixo ético-político e políticas públicas.

O encerramento contou com a apresentação da relatoria das oficinas, consolidando propostas para a construção de uma Política Nacional de Saúde Mental e Trabalho, com encaminhamento às instâncias federativas.

Além das atividades científicas, o evento marcou o lançamento do livro “Observatório Saúde Mental e Trabalho: Reunindo esforços por direitos e bem viver”, reforçando o compromisso do Observatório com a promoção da saúde mental, o fortalecimento das redes de cuidado e a defesa dos direitos dos trabalhadores.